Mas quem é Amélia,afinal?

Mas quem é Amélia,afinal?

 

Máeio Lago e Ataulfo Alves

Não consigo entender porque Amélia é sinônimo de mulher submissa. Leiam a letra do samba Ai que saudades da Amélia de 1942 de MárioLago e Ataulfo Alves.

Eu nunca vi fazer tanta exigência

Nem fazer o que você me faz

Você não sabe o que é consciência

Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza

Tudo que você vê você quer

Ai meu Deus que saudade da Amélia

Aquilo sim é que era mulher

 

Às vezes passava fome a meu lado

E achava bonito não ter o que comer

E quando me via contrariado

Dizia, meu filho, o que se há de fazer?

Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia  que era a mulher de verdade

Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia  que era a mulher de verdade

 

Para explicar Amélia é preciso entender e “enxergar”.a outra, uma mulher que gostava de luxo e riqueza sem poder te-los. Queria tudo o que via. Não via que o reclamante era um pobre rapaz. Pobre pela situação financeira e pobre pela situação psicológica, afetiva… por causa dela. Ele aparece  como decepcionado após ter conhecido uma mulher que se entregava por  amor, conhece uma que exige mais do que pode oferecer. Um pobre rapaz que sente saudades de uma mulher que o entendia e mais que isso o aceitava pobre e sem luxos. À outra não interessa a pessoa, mas o que ela possui e pode oferecer em termos materiais. Essa outra é que seria a mulher de verdade? Ela nunca é questionada, nunca pesquisada. Só Amélia é tida como sofredora e obediente, o sambista um macho horroroso.

Passar fome junto à pessoa amada é sinal de amor, companheirismo. Amélia era assim, companheira, amiga que não se interessava em dinheiro e luxo. Queria estar junto ao homem que ocupava seu coração.

Quando via o seu homem contrariado dizia “que se há de fazer?” Isso é um sinal de que ela dava força a ele incentivando-o e esperando que não se desesperasse.

Certa vez perguntei a uma jovem senhora se o marido era o dono da loja tal (na qual trabalhava). A resposta foi de uma mulher que em nada lembra Amélia:- Nããão… o dono da loja tem uma  Hilux. Acredito que essa amava muito pouco, ou não amava, o seu companheiro. A referência de homem para ela era um carro. Porque carro é poder, é viril. Essa é uma machista incorrigível.

Na onda do politicamente correto A letra de Amélia antecipou-se aos comentários intelectualizados e, nesse caso, equivocados.É difícil fazer-se entender em casos assim. Há uma confusão, fruto da pouca reflexão sobre a letra, que impede a defesa dos autores Mário Lago e Ataulfo Alves.

Amélia é um samba machista e pronto. Tudo porque o nome da  “protagonista se transformou em sinônimo de mulher submissa

1. Amélia

Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 27-09-2007

Uma mulher que não evoluiu no tempo, uma Maria vai com as outras sem personalidade.

A amélia é uma mulher que se deixa manipular por todos.

Enviado por VJM (SC) em 09-11-2010

Dona de casa. Mulher que passa o dia inteiro em casa lavando, cozinhando e outras coisas do gênero

Minha esposa é uma amélia.

FONTE: http://www.dicionarioinformal.com.br/am%C3%A9lia/

A letra, em nenhum momento, solicita que a mulher Amélia seja uma empregada, que trabalhe em tarefas domésticas. O reclamante também não é agressivo com a outra (a intransigente) apenas reclama da falta de companheirismo.

Amélia é uma mulher de verdade porque se entrega ao seu companheiro desinteressada em luxos e bens materiais. A questão econômica perpassa por todas as esferas de nossa atividade humana. O amor tem, também, sua dosagem de um interesse compulsório. Apaixonamos pelas pessoas que pertencem mais ou menos à nossa classe social. Muito dificilmente alguém da classe média se apaixonará por um mendigo. Por isso a nossa protagonista merece mais respeito. Ela não é uma  mulher que não evoluiu no tempo, uma Maria vai com as outras sem personalidade – ela é antes de tudo uma pessoa que ama,ama de verdade. A outra, sim, é uma interesseira e sem peidade de seu presumido amante. As críticas deveriam ser endereçadas a ela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)