IMPORTANTE FUNÇÃO CABE À MULHER NO LAR

http://almanaque.folha.uol.com.br/cotidiano_03mai1953.htm

IMPORTANTE FUNÇÃO CABE À MULHER NO LAR

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 3 maio de 1953


Neste texto foi mantida a grafia original

Deverá possuir conhecimentos variados a fim de bem cumprir a sua dificil missão de dona de casa.

 

Qual a melhor profissão para a mulher? Experimente alguem fazer esta pergunta e logo se verá sob uma chuva de respostas, cada uma afirmando com absoluta convicção uma coisa diferente. Datilografa —dirão uns. Secretaria —exclamarão outros. Aeromoça, vendedora, professora… Enfim, todas as atividades possiveis e imaginaveis. Raramente, porem, alguem indicará para a mulher a profissão para a qual ela nasceu e para a qual foi talhada por Deus: dona de casa! Dirigir o lar é a mais dificil profissão feminina. Muito mais do que as outras, ela exige da mulher toda a sua dedicação e toda sua alma, pois, que só assim poderá enfrentar as dificeis tarefas de mãe, esposa e dona de casa. Para que possa reinar eficientemente no imperio domestico, fazendo funcionar com perfeição o complexo mecanismo do lar, a mulher deve possuir conhecimentos por assim dizer enciclopedicos.

A COZINHA

A cozinha não pode ter segredos para ela. Deverá saber costurar, serzir e bordar. Deve conhecer decoração e ter bom-gosto para a escolha dos moveis e quadros. Deve saber cuidar de crianças, vesti-las e alimentá-las. Deve conhecer os principios da higiene e poder transformar-se na enfermeira sempre que necessario. Mesmo que não tenha frequentado uma escola de comercio, precisa desempenhar as funções de administradora e saber contabilidade suficiente para controlar o orçamento. E, o que é muito importante, deve ser uma psicologa experimentada. Em suma, ela deverá ser capacitada para enfrentar todos os problemas e resolver todas as situações da vida domestica. Infelizmente, porem, são poucas as moças que assumem a dificil tarefa de dirigir um lar estando preparadas para isso. A causa dessa falta de preparo talvez seja devida à pouca importancia que não só os homens como as proprias mulheres dão hoje em dia a essa profissão.

ORGANIZAÇÃO COMERCIAL

Não devemos esquecer que, conforme disse certa vez um sociologo, referindo-se ao problema, um lar equivale a uma bem montada organização comercial. Nele tudo deve ser executado com precisão, e cada tarefa efetuada no devido tempo. E a responsabilidade disso cabe unicamente à dona de casa. Dela dependem a boa ou a má educação dos filhos, a alegria do ambiente e, o que é muito importante, que o dinheiro ganho seja suficiente para as despesas.

 Como psicologa e diplomata, a mulher deverá impedir que as crianças tiranizem o lar e que o marido, egoisticamente, use a casa apenas para sua propria comodidade.

 A moralidade da familia depende da esposa, pois que embora seja o homem o chefe da casa, a mulher é que é sua pedra basilar. E não devemos esquecer que da moral da familia é que depende a moral da sociedade.

 Existe uma verdadeira legião de moças que chegam à idade de enfrentar a vida sozinhas sem uma base de conhecimentos que a habilite a vencer a luta. O resultado, como não poderia deixar de ser, são as desilusões e os queixumes inevitáveis: “Estou com a vida arruinada!” “Como sou infeliz!”

 Cabe às mães preparar suas filhas para que possam alcançar o sucesso, proporcionando-lhes os conhecimentos e a formação moral necessarios à consecução da vitoria na luta pela felicidade. Fator primordial desse ensino que é o bom exemplo que nunca deverá ser esquecido na grande escola do lar.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)