As mais belas histórias

Quem estudou em escola pública em Belo Horizonte nos anos 50/60 com certeza teve contato com a coleção AS MAIS BELAS HISTÓRIAS. De autoria de Lucia Casasanta a coleção se formava de quatro volumes sendo que o primeiro era a cartilha Os Tres Porquinhos.

Os livros eram editados pela Editora do Brasil em Minas Gerais S.A que ficava à rua das Bahia 2200.

As histórias contidas nos volumes variavam de acordo com a idade. Eram apresentados Contos de Fada; narrativas bíblicas; história do Brasil; mitologia grega entre outras.

Neste espaço pretendo reproduzir algumas histórias. Caso haja questões de direitos autorais, favor avisar para retirada imediata (o que seria uma pena pois garanto que muita gente terá prazer em reler esses textos).

Capa de As Mais Belas Histórias

Os livros não trazem referência ao ilustrador e nem a datas. A coleção foi marcante para algumas gerações.

 

96 ideias sobre “As mais belas histórias

  1. MINHA MÃE ATE CHOROU QUANDO DISSE PRA ELA QUE TINHA O LIVRO NA NET, SÓ QUE EU ACHEI O XEROX ,E EU GOSTARIA DE DAR O ORIGINAL PARA ELA ALGUÉM SABE A ONDE EU POSSO ENCONTRAR ?

  2. Sou apaixonada pelos livros da coleção As mais belas histórias. Acho que eles estão relacionados com minhas memórias de infância e com minhas primeiras experiências como leitora. Adoraria ter acesso aos textos. Por favor, poderia me oferecer esse carinho?

  3. Eu gostaria muito de rever este livro, na minha infância era meu livro predileto! Por favor, se alguem puder me passar pelo menos as copias. Obrigada.

    • Prezado Wanderly,
      a obra pode ser adquirida em sebos. Em BH é possível encontrar no Amadeu -um muito antigo-em cópias encadernadas em espiral. Quero lançar uma campanha junto à Editora do Brasil para uma reimpressão comemorativa. Já enviei e-mail mas não obtive resposta. Essa coleção é muito preciosa para muita gente.
      Abraços,

      Moysés Abbud

      • Gostei dessa iniciativa. Eu estudei em MG na década de 1970 e tive a felicidade e o privilégio de ler essa preciosidade. Eu sentia um prazer muito grande em ler esses livros. Tentei encontrar os livros em um sebo, mas achei muito caro por ser um livro velho. Está certo que eu iria adquirir mais por uma questão sentimental, mas, não considerei que valesse o que me pediram. Se houvesse uma reimpressão nova da Editora, com certeza eu compraria.

    • Olá Cristina, você encontra na Amadeu em BH. Quero entrar, de novo, em contato com a Ed. do Brasil para uma reimpressão. Já enviei e-mail e não respondem.
      Grato, Moysés Abbud

  4. Olá eu já procurei no Amadeu e em outros sebos e não tinha, também quero adquirir as copias do livro, eu já procurei no Amadeu e não tinha.

    Abraços Carla

  5. Tenho cópias tipo xerox, capas coloridas encadernadas em espiral dos cinco livros de Lúcia Monteiro Casasanta, disponíveis para venda ao preço de R$40,00 cada. . Os livros originais são raros e caros, só pelo quarto livro paguei R$250,00.
    Tenho também cópias do livro de Ildeu, Violeta e Elza de João Lúcio. “Uma história e depois outras” de Rafael Grisi do segundo ao quarto ano. É só entrar em contato pelo e-mail vanderli@bol.com.br.

  6. Boa tarde!
    Estive, hoje, no ‘Museu da Escola’, no prédio ‘Magistra’, na Gameleira e fiquei muito emocionada ao ver móveis, materiais de apoio e didático das antigas escolas municipais e estaduais. Dentre eles, a inesquecível cartilha dos ‘Três porquinhos’ e o livro ‘As mais belas histórias’ de Lúcia Casassanta. Gostaria muito de adquirir xerox dos livros. Se você disponibilizasse-os na internet seria um grande presente para todos aqueles que amam esses livros. No Museu, eles não têm verba para fazê-lo e aceitam doações de materiais e de cópias. Aguardo a sua digitalização. Obrigada, augusta

  7. Ontem fui ajudar a minha netinha a fazer a lição de Português. Ela está no 3o. ano do ensino fundamental. Elas estuda na “melhor”, e mais cara, escola de nossa cidade. Ela deveria responder a uma pergunta referente a um pequeno texto. Durante a leitura não pude deixar de me sentir com muita indignação. O texto era sobre um monstro que tinha um cachorro. Em determinado dia da semana, ambos invadiam cemitérios, reviravam as covas e viravam as cruzes de ponta-cabeça. Em outro dia eles também infernizavam os vampiros, etc. Em meio ao turbilhão de pensamentos de indignação, fui salvo pela grata lembrança do meu tempo de criança, as leituras dos contos e poesia de AS MAIS BELAS HISTÓRIAS. A canção dos tamanquinhos, de Cecília Meireles; O vagalume, de Fagundes Varela; A fonte e a flor, de Vicente de Carvalho, etc. etc. etc. Histórias, poesias e autores que ficaram impregnados em mim, e que tanto ajudaram a moldar o meu caráter. Retomo agora a minha preocupação com o futuro da juventude Brasileira, onde os valores verdadeiros foram substituídos por historietas como a que relatei anteriormente. Quem irá salvar as nossas crianças do culto à ignorância e do abandono dos valores essenciais para uma vida digna e produtiva?

  8. Procuro estes livros há muito tempo. Gostaria muitíssimo de ter pelo menos as cópias, o que devo fazer, por favor entre em contato. Ficarei muito feliz

  9. Como voltei no tempo. Que época maravilhosa, com a leitura desses livros.
    Estudei neles de 1970 a 1974. Quantas lembranças boas. A esposa do meu sobrinho, é neta da Lúcia Casasanta. Gostaria tb de receber no e-mail os 4 livros.
    Grata

  10. Eu tenho os livros as mais belas histórias( a coleção completa) e também o Livro da Lili,quem se interressar pode mi mandar um email que disponibilizo o livro,aguardo vocês.viviane.0210@hotmail.com

  11. CARTILHAS ORIGINAIS A VENDA SENDO ALGUMAS COM VARIAS EDIÇÕES
    CONTATOS PARA: fabio.777@bol.com.br
    CARTILHA ANALITICO-SYNTETICA – CAZUZA/1ª EDIÇÃO1938 – A FADA HYGIA/PRIMEIRO LIVRO DE HYGIENE – UPA, CAVALINHO – CARTILHA DA INFANCIA – CARTILHA PROENÇA – CARTILHA ABC – CARTILHA DA MIMI – FERIAS NO PONTAL – SEI LER – UMA HISTORIA…E…DEPOIS OUTRAS – SAUDADE – LER E APRENDER – AS MAIS BELAS HISTORIAS – HISTORIAS QUE MAMÃE CONTAVA – NA FAZENDA – MENINICE – CAMINHO SUAVE – HISTORIAS DE ANIMAIS – A INFANCIA BRASILEIRA – LEITURA MANUSCRITA – NOVA CARTILHA ANALITICO-SINTETICA – APRENDER É VIVER – HISTORIAS DE CRIANÇAS – OS MEUS BRINQUEDOS – O LIVRO DE VIOLETA – O LIVRO DE ELZA – CONTOS PATRIOS – TRABALHO – VAMOS APRENDER – ALEGRIA – Coleção TRABALHANDO EU CRESÇO – NOÇÕES DE HYGIENE – AULAS DE CANTO ORFEÔNICO – EU GOSTO DE APRENDER CONTOS MORAIS E CIVICOS DO BRASIL – EXAME DE ADMISSÃO – VAMOS APRENDER A ESCREVER – ACONTECEU NO BOSQUE… – OFICINA DAS LETRAS – NOSSO BRASIL – LIVRO DE LEITURA – ATRAVÉS DO BRASIL – CAZUZA – 3ºLIVRO DE LEITURAS INFANTIS – CARTILHA ANALITICO-SYNTETICA – CORAÇÃO – APRENDER É FESTA – ERA UMA VEZ… – VAMOS SORRIR – CIRANDINHA – SEI LER – PRIMEIRO LIVRO DE PORTUGUES – ATIVIDADES DE LINGUAGEM – JOAO DE BARRO – HISTORIAS BONITAS – O PEQUENO CIENTISTA – O CIRCO DO PIRULITO – MINHA ARITMETICA – NOSSAS LENDAS – O CANTO DO BRASILEIRO – MENINOS TRAVESSOS – BRINQUEDOS DA NOITE – LEITURA SILENCIOSA – VAMOS CONHECER MINAS GERAIS – RECREAÇÃO INFANTIL – EU VOU CONSTRUINDO – PEIXINHO DOURADO VAI PASSEAR – BRASIL DITOSA PATRIA – PATRIA E CIDADANIA – HISTORIAS DA TERRA MINEIRA – BRASIL CANTOR – MAGIA DAS PALAVRAS – ENSINO DA LEITURA – DOMINÓ – ENSINE COM EXITO – BOLHA DE SABÃO – CAMINHO FELIZ – CINCO TRAVESSOS – A TOCA DO TATU – MENINOS DE NOSSA IDADE – EU APRENDO AQUI E ALI – TRABALHANDO EU CREÇO E MUITAS OUTRAS

  12. Desejo muito essa coleção, pois fez parte da minha infância, meu pai tinha desde a infância e ele e minha mãe sempre lia pra mim e meus irmãos, só que já estava deteriorado e sinceramente não sei o que aconteceu. Quero muito adquiri-los
    se alguém tiver ou souber de alguma livraria e possa me passar o contato eu agradeço. Meu e-mail: flaviofigueirodesigner@gmail.com
    Ainda quero lê-lo para o meu filho rssrs

  13. Esta coleção da primeira à quarta série, foi um marco especial na minha vida,eu não estudei nestes livros, porque estudei no interior de S. Paulo, e la´os livros eram diferentes, mas quando eu tinha dezoito anos, fui convidada para lecionar em uma escola rural,no município de Brumadinho, MG, e lá eu encontrei esta coleção maravilhosa. Como eu sou fanática por leitura, lá eu me encantei pelas histórias que fazem jus ao nome: as mais belas histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)