A cavalgada das Bruxas – comentários

 Essa história tem um elemento diferenciado de outras sobre bruxas. A atitude delas é inusitada quando não questionam o comportamento de Adrião. O tempo todo sabiam, parece, da presença dele e deixaram que  desfrutasse de toda a aventura. É como se elas tivessem dado um “bem-vindo ao clube” e criado uma cumplicidade camarada. A marginalidade é por vezes algo excitante e sedutor. Ambas as partes estavam, digamos assim, perdidos na noite. Isso criou essa cumplicidade que favoreceu um prazer momentâneo, como acontece com a alteração do estado de consciência, quando um grupo se une para tal finalidade.  Essa característica desse conto garante de alguma forma uma identificação com a “marginalidade” das bruxas que não fazem mal a ninguém e têm momentos de prazer compartilhado com pessoas do mesmo grupo.  É uma espécie de comunhão. A única exigência é o pacto do silêncio. Adrião passou por um aprendizado fantástico, na verdade um privilégio. As bruxas, sempre tão mal vistas, dessa vez se mostraram camaradas e com um elemento muito pertinente para a humanidade – tolerantes. Adrião teve uma lição de tolerância descobrindo que o prazer compartilhado é um bem para o espírito.

Imagino que essa mensagem passada sutilmente para a criança, de alguma forma faz com que ela reaja positivamente perante alguns momentos da vida. A identificação com o herói faz com que a história seja mais interessante tornando-a fascinante perante os olhos infantis.

Adrião é o herói marginal. Marginal porque se manteve na clandestinidade, porque se uniu a um grupo depreciado pela maioria moral. Seu comportamento não pôde ser aberto. De alguma maneira foi uma transgressão. E se formos pensar que essas histórias estão recheadas de elementos da Idade Média (bruxa é uma preocupação da igreja) , Adrião fez parte de um grupo de resistência.

As bruxas não tinham outro propósito a não ser desfrutar de prazeres mundanos: beber, comer em um castelo que não paertencia a elas.

CONTINUA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)