FILMES

Nesta página cito filmes que me marcaram e de alguma forma nos faz pensar.

Poesia

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,poesia-o-filme-sul-coreano-premiado-em-cannes,627897,0.htm

Yoon Hee-jeong, que faz a avó de Poetry, tem mais de 300 filmes no currículo. É uma estrela vem seu país, mas há 15 anos ela não filmava. O que Chang-dong fez para convencê-la a voltar ao cinema? “Escrevi Poetry especialmente para ela, que ficou lisonjeada. Quando leu o roteiro, ficou fascinada, não apenas pela personagem, mas também pela precisão da escrita. Tudo estava ali previsto e detalhado. Gosto de fazer assim. É a forma como me sinto livre para mudar tudo no set. Mas as coisas não foram simples paraYoon. Quando ela filmava muito, a sincronização era diferente, feita na maioria das vezes a posteriori, em estúdio. Foi preciso que ela se adaptasse a um novo estilo de filmagem. Mas Yoon não é uma estrela. É muito humana, e foi um prazer para toda a equipe tê-la no set. Virou uma espécie de avó da equipe, preocupada com todos e com cada um.”

Luiz Carlos Merten – Estado de S. Paulo

Lee Chang-dong considera que foi decisivo o ano em que foi ministro da Cultura da Coreia. Ele não apenas se confrontou com a diversidade da produção cultural de seu país, como teve de atender a demandas, polemizar sobre o que estava sendo feito. Quando voltou à direção, sentiu-se inseguro como nunca na vida. Com medo de errar a mão, fez o filme mais simples que podia, e escreveu um roteiro tão detalhado que mais parecia um romance. Secret Sunshine era sobre uma mulher que perdia o marido e, depois, o filho e buscava apoio na religião para a sua dor imensa. Chang-dong ganhou o prêmio de roteiro em Cannes, neste ano, pelo belíssimo Poetry (Poesia).

Eric Gaillard/Reuters

Yun Jung-hee e o diretor em Cannes, em maio        Outra mulher – uma avó – vela pelo neto suspeito de violar garotas. Ela sofre do Mal de Alzheimer e busca nas palavras, na poesia, uma forma de retardar o esquecimento, driblando sua morte em vida. Chang-dong encontrou-se com a reportagem do Estado no Festival de Cannes. Estava feliz com a recepção a seu filme – a entrevista foi feita antes da premiação. Por Secret Sunshine, ele já havia sido premiado em Cannes – melhor atriz. Se houvesse novo prêmio para ele, Chang-dong esperava que fosse de novo o de interpretação feminina.

De Veneza com amor. (Dimenticare Venezia, 1979)

Quarteto Basileus.

Reflexos do mal.

Doces momentos do passado.

Amor bruxo.

Mulheres a beira de um ataque de nervos.

Ata-me.

Vuelva.

Carne trêmula.

Amarcord

Blade Runner

Imitação da vida

O iluminado

Cisne negro

A corpurpura

HAIR

Telma e Louise

Chuvas de verão

A lira do delírio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)